Passou em um piscar de olhos, e o ano já está na metade. Com junho também vem a reorganização da atividades, planos e metas que você tinha para concluir esse ano e ainda não chegou lá. Com tudo isso também aquela famosa palavrinha tão comum no nosso cotidiano: estresse! O acúmulo de tarefas e preocupações pode gerar nervosismo, ansiedade e diversos efeitos negativos à saúde, inclusive riscos à visão.
Você deve estar se perguntando como é possível que o estresse traga riscos à visão. Devido ao estilo de vida competitivo e a rotinas alucinadas de trabalho, a maioria se entrega tão completamente às suas atividades, que esquece do cuidado que deve ter com a própria saúde. Uma das consequências é o aumento dos níveis de estresse, condição muito mais perigosa do que se imagina. Nestes casos, a visão também pode ser prejudicada, com espasmos da musculatura dos olhos e surgimento do que se chama miopia forçada, cujos sintomas são: dor de cabeça, visão embaçada e ardência nos olhos.
Confira alguns dados!
Estresse atinge 70% da população!
Segundo levantamento da ISMA* (International Stress Management Association), no Brasil o estresse atinge cerca de 70% da população. Além disso, os brasileiros se alimentam mal e isso também interfere no nível de irritação e preocupação das pessoas. No caso dos olhos, os principais fatores para o estresse são: esforço da visão provocado pelo uso de óculos com lentes desatualizadas e uso intensivo de telas de computadores e celulares. Então, se você trabalha ou faz uso frequente desses dispositivos, fique atento para não intensificar os riscos à visão.
Lembre-se que essa inquietação, além de problemas visuais, também causa outras doenças graves. Conscientes disso, devemos buscar alternativas que tornem nossa vida mais leve e tranquila. Adicionar esportes, meditação, convívio com os amigos, viagens e livros à nossa rotina são opções que podem ser muito gratificantes, reduzindo ou até eliminando o estresse. E, quanto menos riscos à visão, melhor e mais feliz será o nosso viver.
Esperamos que tenham gostado do post blog de hoje.
Nos comentários, registrem suas opiniões, dúvidas e sugestões!
Até a próxima leitura!